Dúvidas frequentes

Tipos de encadernação

“Encadernar” significa unir ordenadamente as páginas de um trabalho para formar um volume compacto, cobrindo-o com uma capa que as une e que torna mais fácil manuseá-las.

A encadernação WIRE-O é uma técnica aperfeiçoada da encadernação tradicional em espiral, na qual são utilizados arames metálicos duplos, mais robustos e sofisticados, nos quais os furos são quadrados.

É bastante conhecido por garantir a valorização do acabamento, visual e a resistência do material, por isso é utilizado em agendas, cadernos e calendários.

A LOMBADA QUADRADA, por sua vez, é um sistema que garante mais resistência e facilidade no manuseio para materiais de grandes volumes de páginas e papéis com gramaturas mais altas, pois são utilizadas colas industriais (hot melt, EVA ou PUR) e/ou costura para a junção dos cadernos.

É utilizada para impressos que  exigem apresentação mais nobre ou destinada a grande manuseio, como livros didáticos e catálogos de produtos.

A encadernação em ESPIRAL começa com a realização de furos redondos através de uma máquina específica, através dos quais é inserido o arame em forma de espiral.

Essa técnica é bastante utilizada em apostilas, TCCs e materiais didáticos.

 

A encadernação GRAMPO, também conhecida como canoa, é aquela em que o material é dobrado e unido por grampos. É indicado para materiais com pequeno volume de páginas e para papéis com gramaturas mais baixas.

Por isso, seu uso é mais comum em catálogos, livretos e revistas.