Significado de sangria, margem de segurança e marca de corte
18
abr
Quer entender um pouco mais sobre o universo gráfico? Então confira o que é margem de segurança, sangria e marca de corte.
Consiste em um espaço entre a marca de corte e o início ou final da arte propriamente dita. Isso ajuda no acabamento do material, uma vez que o refile varia, podendo assim, comprometer elementos muito próximos ao corte final. Para evitar tais problemas, recomenda-se deixar uma área mínima de 5 mm.
Indica as medidas em que sua arte termina, sinalizada ao redor da prancheta de trabalho, ou seja, a região em que o papel será cortado.
Ao contrário das margens de segurança, são objetos (imagens, fios, molduras, etc) que, por medida de segurança, devem ultrapassar os limites da página para evitar possíveis filetes brancos ao redor desses objetos. Para evitar tais problemas, recomenda-se deixar uma área de 3 a 5 mm.
Representam ao cortador o ponto real onde deverá ser executado o corte, além de permitir ao operador de pré-impressão uma melhor precisão na imposição no caso de arquivos fechados (PS, PDF).
Conheça toda a qualidade da Linha Impressa, na aba de produtos!